blog-img
Dicas e Melhorias

Site Lento? Veja possíveis causas!

É horrível quando você leva seu projeto ao ar seja um site, loja virtual, blog ou EAD e ai quando seus possíveis clientes começam a acessar o ambiente fica lento, trava e até sai do ar por alguns instantes.

Neste artigo listaremos o que pode estar causando este problema em sua hospedagem no intuito de melhorar da melhor forma possível e deixar seu ambiente rápido. Se isto não acontecer, fale conosco.

Vamos a primeira possível causa:

Falta de espaço em disco ou Disco de baixa performance - Isto mesmo, hoje em dia temos a tecnologia SSD que traz uma melhor performance para armazenamento de dados o que deixa o ambiente mais rápido. Muitos Hosts oferecem armazenamento ilimitado por não conter a tecnologia SSD e por isto hospedagens baratas com armazenamento ilimitado se torna um vilão para seu ambiente.

Vamos a segunda possível causa:

Memória RAM da sua conta - A memória RAM é um hardware muito importante para performance de computadores que hoje em dia precisam de muito para ser cada vez mais eficiente e rápido. Como citamos acima, você tem espaço em disco "ilimitado" e sua conta possui apenas 1GB de memória RAM e muitas vezes possui apenas 512MB o que deixa seu ambiente lento pos não possui memória suficiente para a carga que esta passando em seu site, blog, loja virtual ou EAD. O aumento da memória pode resolver o problema.

Vamos a Terceira possível causa:

CMS - Muitas pessoas hoje em dia querem fazer tudo por conta própria e há hoje em dia muitos CMS's que tornam isto mais facil, porém há prós e contra. Veja só:

PRÓ: Instalação rápida e é possível criar um site ou blog simples rapidamente com instalação de templetes e alterando os modulos certos.

CONTRA: O CMS's mais utilizados hoje em dia são Wordpress e Joomla e com isto muitas vezes ou quase sempre muitas pessoas mexem no ambiente deixando o código sujo e adaptado para corrigir algum bug que outra pessoa mexeu e tal. Como diz, "panela que muitos mexem ou fica salgado ou fica sem sal". Isto é péssimo pois o código não está limpo o que faz uma pequena consulta ao banco de dados ser um grande vilão e deixar sua hospedagem lenta. Há alguns plugins que podem amenizar isto como plugin para cache e outros.

Vamos a quarta possível causa:

Site Mal Otimizado - Um site pesado, que demora para carregar e mal otimizado pode sobrecarregar o servidor de hospedagem e deixar o seu site lento e até mesmo fora do ar. A otimização é muito importante para que seu site rode de forma limpa e livre de travamentos.

Concluindo, se você possui um hospedagem com Cpanel, é possível verificar as métricas do seu site e saber exatamente os picos que estão acontecendo e a hora que eles acontecem para uma avaliação de um profissional técnico perito em Servidores Web a fim de solucionar o problema de lentidão e até mesmo queda deixando seu site fora do ar. Ainda ficou com dúvida ou deseja trocar sua hospedagem e vir para nossos serviços? Clique no links e fale direto com quem entender via Whatsapp