blog-img
Dicas e Melhorias

Diferenças entre Servidor VPS e Servidor Dedicado

Escolher uma hospedagem para seu projeto está entre uma das primeiras definições a serem feitas para colocar o projeto no ar. Como sabemos, hospedagem de site é o serviço que relaciona servidor web onde é armazenado e disponibilizado todo conteúdo do seu site na internet.

Chega de delongas e vamos logo ao que interessa.

O que é VPS e para que serve?

Um servidor do tipo VPS (Virtual Private Server, em português Servidor Virtual Privado) é considerado como a opção intermediária entre a hospedagem compartilhada e a dedicada. Isso porque ele possui mais recursos que um compartilhado e é financeiramente mais acessível que um dedicado. Na prática, o VPS é como um servidor dedicado no sentido virtual, com recursos e possibilidades de customização semelhantes, mas com menor capacidade, por ocupar somente parte de um servidor.

O que o diferencia de um compartilhado é justamente a sua autonomia virtual, além do fato de ser dividido entre uma quantidade menor de usuários.

Vamos pensar que é como um Condomínio, cada condomino tem sua privacidade e pode utilizar todos os recurso dentro do espaço dele seguindo todas as regras do condomínio.

Ainda não ficou claro? 

Pense no seu computador e você criou um usuário para que seu filho utilize, ele poderá acessar o computador normalmente e ter uma área de trabalho própria e recursos para o usuário dele. Neste caso ele tem uma VPS para ele utilizar, brincar, fazer trabaho e etc.

Em geral, o VPS é indicado para quem percebeu que o volume de tráfego do seu site já não cabe mais em uma hospedagem compartilhada, ou para aplicações que necessitam de customizações avançadas no ambiente de hospedagem. Através do acesso raiz (ou acesso root), o administrador do VPS pode fazer alterações nas configurações do servidor que não seriam permitidas em uma hospedagem de sites compartilhada. Outros casos também podem ser incluídos aqui, como o uso do VPS como servidor de jogos, repositório de arquivos e qualquer outra situação que não se encaixe na hospedagem compartilhada.

O que é servidor Dedicado e para que serve?

O servidor do tipo dedicado é uma das formas de hospedagem mais robustas que existe. Ao contrário do VPS e do compartilhado, como o próprio nome diz, você tem um servidor (máquina física) exclusiva para sua faculdade ou projeto. E o que isso quer dizer? Significa que você conta com um alto grau de independência e capacidade, uma vez que não divide espaço com mais ninguém. Em geral, o servidor dedicado surge como uma solução para projetos que viram seu volume de tráfego crescer e já não podem mais repartir seus recursos com terceiros. 

Vale lembrar que, assim como no VPS, o dedicado também atende sites e aplicações que necessitam de customizações especiais e que não estão disponíveis em uma hospedagem compartilhada. Nesse caso, no entanto, o nível do uso do serviço tem que justificar a contratação de um dedicado, que em geral possui uma capacidade (e um custo) bem maior do que um VPS.

Complementando a analogia que fizemos do VPS em relação ao condomínio, temos que o servidor dedicado seria, neste cenário, uma casa bem grande. Esta casa possui total independência, desde seu portão de acesso, que é privativo, até suas configurações internas.

Assim, o dedicado é o tipo de servidor recomendado para projetos que exigem mais do que um VPS é capaz de fornecer – em geral, grandes volumes de tráfego e/ou alto consumo de recursos. Pode ser indicado, ainda, em situações de revenda de hospedagem ou para disponibilizar uma rede empresarial.

Ainda possui dúvida em qual contratar? Por favor, nos chame para uma conversa e vamos entender o que seu projeto precisa e lhe oferecer o melhor custo benefício.